Um São João de chuva.
0

Um São João de chuva.

Sardinhas Assadas no Forno
Estou pelo Porto. E hoje é véspera de São João, logo é tempo de festa. Mas o tempo parece que não ajuda e a chuva está a ameaçar estragar o dia do Santo. Mas ainda assim tenho a receita perfeita para que nada corra mal. Afinal o que importa é comer uma sardinha e estar com os amigos e com a família.

Gosto de Sardinhas. É um daqueles peixes que todos em Portugal aprendemos a amar. Está associado á nossa Portugalidade. Faz parte do nosso ADN e não podemos negar que é um peixe bem saboroso. Cada sardinha que comemos, tem um pouco da nossa história, estando associada á comemoração dos Santos Populares.

Normalmente acompanha-se com batata cozida e uma boa salada de pimentos assados. É das tais combinações que nunca falham. Tal como quando comemos só com a clássica broa. O sabor da farinha de milho com os sucos da sardinha é também uma combinação infalível e que é um despoletar de memórias de infância. Viajar no tempo através do palato. Sabe bem na boca e bem na alma.

Hoje decidi trazer uma receita para os dias em que a chuva estraga os planos e não nos deixa acender o fogareiro. Porque quando temos de comemorar algo, não podemos deixar o tempo vencer. Mesmo que esteja chuva podemos saltar e dançar ao som da música popular, comer uma sardinha e beber umas cervejas. O importante é comemorar. E mesmo fazendo as sardinhas no forno, o sabor maravilhoso está lá. Portanto é só seguir a receita caso a chuva apareça.

Sardinhas Assadas no Forno

Ingredientes (para 1 pessoa)

Sardinhas 200g    Farinha q.b.

Cebolas 1/2         Alho 1/2

Preparação – Coloque as sardinhas em sal pelo menos durante meia hora para que ganhem mais sabor. Pique os alhos e corte as cebolas às rodelas grossas, forrando o fundo de um tabuleiro com um fio generoso de azeite. Passe as sardinhas por um pouco de farinha e coloque no tabuleiro, salpicando com um pouco de azeite no final. Leve ao forno até ficarem bem douradas. Acompanhe com uma boa batata cozida e/ou uma salada de pimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *