O Algarve não é só Praia – II
0

O Algarve não é só Praia – II

ANESP_II-2071
Esta é ideia de um Chef em marcar uma região que tem muito mais para oferecer do que as suas belas praias. É visão de Louis Anjos, na frente do Restaurante Morgadinho das Suites Alba Resort & Spa. Os maravilhosos produtos Algarvios podem competir taco a taco com o esplendor das praias da região. Descubram mais um pouco desta minha visita aos produtos do Algarve.

aqui tinha publicado um texto sobre o primeiro dia. Agora resta-me escrever sobre o resto da experiência. E que experiência. Pelas mãos de Louis Anjos mergulhamos num lado menos conhecido do Algarve. Um lado cheio de coisas boas de se comerem.

O dia começou cedo. Todos dentro de uma carrinha e seguimos viagem até Olhão. Durante a viagem mostrava-se a alegria típica de quem está entre amigos que partilham a mesma paixão. Quando chegamos fomos “equipados” a rigor com galochas: íamos apanhar um barco para visitar um viveiro de amêijoas. Separados em grupos lá fomos nós. O Raul Lufinha mostra uma boa dose de fotos neste seu post. Eu acobardei-me e não levei a máquina fotográfica. A ideia com que fiquei é que não é um trabalho nada fácil. Necessita muita dedicação e uma boa dose de paixão. (Vejam as fotos no post do Raul, para ficarem com uma ideia).

ANESP_II-2087

Demos um passeio pelo Mercado de Olhão. Que estava bem animado e com bastante gente a circular. É bom ver que existem mercados que ainda guardam uma vida. Este é dos mais interessantes da região Algarvia, porque é lá que consigo encontrar uma iguaria que adoro. As Ovas de Polvo (estão na foto que llustra este post). Que são secas e que têm um sabor fantástico. Este é um daqueles ingredientes quase desconhecidos das pessoas de fora do Algarve. De sabor intenso e ligeiramente salgadas, fazem lembrar a também algarvia muxama de atum. São óptimas cortadas em fatias finas, regadas com azeite, pimenta e um pouco de limão. Para um final de tarde de petisco e de boa companhia.

Depois da visita pelo Mercado de Olhão, partimos para uma das experiências mais interessantes da viagem. Fomos provar uma Vila de Amêijoas. Uma tradição local que se mostra bastante trabalhosa, mas com um resultado fabuloso. Os bivalves são preparados um a um. Cortando-lhe o músculo para impedir que abram.

ANESP_II-2102

São depois montados com a “boca” para baixo e quase em espiral. Caruma de pinheiro por cima e um fósforo fazem a parte da cozinha. Assim que o fogo se apagar, estão prontas. E deliciosas com o sabor ligeiramente fumado.

ANESP_II-2105

ANESP_II-2113

ANESP_II-2116

Foi uma boa experiência. Nunca tinha provado nada assim. Sabor intenso e doce das amêijoas cozinhadas na perfeição e com um toque de fumo. Maravilha. Estava assim prometido um bom dia. Com este começo. O resto da viagem deixo para mais um post. Porque os segredos não se contam todos de uma vez só.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *