Um Bife Nacional.
0

Um Bife Nacional.

Bife à PortuguesaSão receitas destas que marcam as pessoas. Coisas simples e bem feitas. Bons ingredientes e alguma técnica para deixar tudo na perfeição. O sabor esse está lá todo, na nacionalidade deste prato, um belo Bife à Portuguesa. Reconhecido por milhares de camionistas e apreciadores, como o melhor bife nacional!

Tradicionalmente servidos em frigideiras de barro, o Bife à Portuguesa é um clássico da nossa cozinha e dos tascos à beira de estradas com trânsito de camiões. Os ingredientes como o louro, o alho e o presunto, com um toque de vinho branco dão-lhe o sabor que todos reconhecemos. Não há como enganar. Esta é uma receita nascida dos sabores que tanto apreciamos. Com um lado forte e de bastante substância para o estômago este não é um bife para meninos. Mas sim para quem gosta de coisas com alma.

A preparação não é complicada. Mas temos apenas de seguir os passos indicados. Para tirar o melhor partido de cada ingrediente que é adicionado. Hoje em dia serve-se com batatas fritas, mas a receita original pede uma boa batata cozida. E nada como ser um pouco tradicional de vez em quando e fugir aos malefícios da fritura. Mas sem descurar uma refeição que alimenta até ao tutano.

Escolham bons ingredientes e vão ver que esta viagem do palato vos vai deixar bastante contentes. Preparem as frigideiras e atirem-se ao fogão. Sai um Bife à Portuguesa para a mesa do canto!

Bife à Portuguesa

Ingredientes (para 1 pessoa)
Bife Pojadouro 180g    Vinho Branco 05dl
Presunto 1 fatia    Alho
Louro ½ Folha

Preparação – Coloque um fio de azeite numa frigideira antiaderente e leve ao lume. Tempere a carne e coloque-a na frigideira com o alho esmagado, o presunto e folha de louro. Deixe ganhar sabor. Assim que o bife estiver no ponto e do seu agrado, retira-se e reserva-se. Na frigideira onde ainda temos o resto dos ingredientes vamos adicionar o vinho branco para refrescar, sempre mexendo muito bem para que sabores se liguem ainda mais, coloque a fatia de presunto sobre a carne e deite fora o louro. Use este “molho” com o alho para dar sabor a, por exemplo, umas boas batatas cozidas e ter uma experiência verdadeiramente Portuguesa!

Truque: Não tempere demasiado a carne com sal, pois o presunto ao ser cozinhado já lhe vai dar esse toque salgado e também fumado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *