Existem dias em que as saladas imperam ao almoço. Porque quero algo leve. Algo que seja rápido. Acima de tudo quero algo que me entretenha o estômago e me deixe bem disposto. Recorro algumas vezes a este clássico. Uma salada Caprese. Bem ao estilo italiano. Não conheço ninguém que não goste. E um toque especial aqui e ali fazem desta escolha uma salada de trazer na cartilha de receitas para quando não nos apetece andar de volta dos tachos.
Eu adoro Queijo. Especialmente Mozzarella fresco. É um daqueles sabores que combina muito bem em saladas. Um queijo fresco rico em sabor e que na cozinha italiana ganha um especial destaque. Pode ser usado em tudo, quer com uma pasta bem feita até grelhado no forno. Mas o que para mim o torna especial é o seu desempenho com o companheiro tomate. Parece que foram feitos um para o outro. E a receita que vos deixo é uma das manifestações mais felizes deste casamento.
Começamos por procurar o tomate. Um chucha de boa qualidade é a minha opção. Nem muito verde, nem muito maduro. Ali mesmo no ponto. Para ter aquele lado fresco e com alguma resistência ao dente quando mordemos o mesmo. Firme ao toque mas com corpo. OK. Já deu para perceber o que quero dizer. Tem de ser um super mega tomate saboroso!
Agora é a tarefa de o cortar às rodelas. Eu uso uma faca com serrilha. Assim torna tudo mais fácil. O tomate cede facilmente e não perdemos os maravilhosos sucos. Corto em rodelas sempre menores que 1cm de espessura. E faço o mesmo ao Mozzarella. Embora saiba que se desfeito à mão é muito melhor. Pode ser psicológico. Mas é realmente diferente.
Alterno as fatias. Apenas para efeito visual. E para manter sempre o queijo “casado” com uma fatia de tomate. Na falta de Manjericão fresco, polvilho com oregãos secos e pimenta. Rego com azeite. E acompanho sempre com rúcula e vinagre balsámico. Não é difícil. É amor.
Um branco suave é uma boa escolha para o departamento de vinhos. E uma ou duas tostas com sésamo. Junto umas rodelas de fuet para dar aquele toque especial. E aqui tenho o meu almoço. Agora é só relaxar e aproveitar bem o sabor. Porque uma salada não tem de ser chata.