Sopas que curam.
0

Sopas que curam.

Sopa de Letras
Estou doente. Fui inesperadamente atacado por uma Sinusite Aguda. Que me deixou debilitado. Com dores de cabeça e sem vontade de nada. Perdi uma grande parte do olfacto. Sem ele o palato fica perdido e sem caminho. Mas tinha de encontrar o sabor e o conforto em algum lado. E nada melhor que uma sopa para me reconfortar. Saltei para a cozinha e preparei um clássico caseiro.

Nada como uma boa sopa quentinha para nos dar alento para enfrentar as coisas piores. Em todos os momentos da nossa vida, uma sopa quentinha safa sempre tudo. Reconforta até a alma. E ao corpo dá o aconchego que tanto sentimos falta quando estamos em baixo. A própria palavra Restaurante deriva da sopa que era servida nesse espaço, e que ao “restaurar” as energias ganhou assim bastante popularidade. Daí os franceses rapidamente passaram a chamar ao sítio que vendia sopa, Restaurant. Curioso, não é?

História à parte, a sopa não serve só os propósitos da doença. É também algo que gosto bastante de comer e de explorar. É nas sopas que encontramos os sabores quase primários. Aqui os vegetais ganham vida no sabor, tornando-as muitas vezes excelentes refeições mais leves. Ou então não. Como é esta receita que vos trago. Pois eu gosto de sabores fortes, mas no final dou uma dica para ficar mais light!

Uma Sopa de Letras com com Ervilhas e Toucinho. Tenho aqui tudo. O delicado da massa, o sabor adocicado e verde das ervilhas e o fumado e gordura boa do toucinho. Esta conjugação é perfeita e dá uma refeição por si só.  Não vou estar aqui com muitos encantos. Passo já a receita e lanço o desafio de fazerem em casa. Vão ver que ficam logo com o espírito renovado. Seja lá o que for que vos atingir. Até uma Sinusite Aguda.

Sopa de Letras com Ervilhas e Toucinho

Ingredientes (por pessoa)
Toucinho fumado 40g                    Ervilhas 100g
Massa Letras 50g                        Cebola 1/2

Tempo de preparação – 25m
Coloque a cebola picada e o toucinho fumado cortado em pequenos pedaços numa panela com um fio de azeite e deixe alourar tudo muito bem. Logo de seguida adicione as ervilhas, cubra de água e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 20m. Quando as ervilhas estiverem cozinhadas ao seu gosto, junte a massa e deixe cozinhar por mais 5-6m. Está pronta a servir esta sopa que lhe vai certamente recordar os sabores do campo!

Truque: Pode substituir o toucinho fumado por um pouco de coelho desfiado para uma versão mais light!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *