Não é incomum ouvir que não gostam de pescada. Que a mesma não tem sabor. Que enjoaram porque comeram muito durante a infância. As pessoas ligam-se emocionalmente aos ingredientes, e nem sempre é pelo lado positivo. Eu gosto da Pescada. Mesmo até da que é congelada. Porque aprendi a dar-lhe sabor e a apreciar a sua textura quando cozinhada como deve de ser.
Cozinhamos demasiado o peixe em Portugal. É a mais pura das verdades. Entendo isto como uma não actualização das receitas do antigamente. O peixe não era tão fresco e era necessário ter a certeza que tudo o que era mau, morria com a cozedura. Essa ideia foi ficando e por isso temos essa tendência de deixar passar o peixe demasiado do ponto.
Mas hoje trago uma receita simples. Tirada também do ambicioso projecto para o Intermarché que já falei aqui. Uso pescada e ameijoas. Uma combinação interessante de sabores do mar. Este casamento de ingredientes é uma aposta segura. Não há mesmo como falhar. Só temos de acertar no ponto do peixe (como dica posso dizer que assim que ele comece a largar uma espuma branca está já a passar o perfeito). Os dois ingredientes necessitam de pouco tempo a cozinhar. Porque são ambos bastante delicados. Se assim não acontecer, perdem o sabor a mar. E com ele toda a frescura.
Mas vejam lá se esta receita promete ou não promete!
Pescada Estufada com Amêijoas
Ingredientes:
Medalhões de Pescada 8 Amêijoas 300g Cebola 1Manteiga 1 colher sopa Limão 1
Preparação:
Tempere os Medalhões de Pescada com sumo de limão e um pouco de sal e reserve. Fatie a cebola e coloque num tacho com um fio de azeite. Coloque o peixe dentro da panela e junte água até 1/3 dos medalhões. Junte as amêijoas e deixe em lume brando até abrirem e a pescada estiver no ponto. Adicione a noz de manteiga e mexa cuidadosamente já fora do lume. Sirva de imediato com um arroz branco ou batatas cozidas com casca.