O Peixe em Lisboa é dos eventos que mais gosto. Aqui junta-se muita gente do mundo da gastronomia. E sinto-me em casa, no meio de amigos e de pessoas de bem. É uma altura especial para mim. Posso ver e rever pessoas de quem gosto. Posso falar muito. E acima de tudo provar coisas boas. Este é o post inicial de 11 dias dedicados ao melhor que por cá temos. E não vou perder nem um segundo. Este é o meu Peixe em Lisboa.
Acabado de chegar, dei logo de caras com a inauguração oficial. Pedi as credenciais e segui em frente. A comitiva especial visitava os stands e eu aproveitei para tirar algumas fotos para o blog. Tinha de ter caras conhecidas. Para vos mostrar a importância deste evento. Porque se trata da promoção do bom que temos em Portugal. Sem sombra de dúvidas. E o Duarte Calvão lá estava como embaixador do evento. Admiro o trabalho que faz no Mesa Marcada, um blog que me inspira e que sigo quase religiosamente. E tudo o que faz em prol da nossa Gastronomia.
Segui para a zona dos Restaurantes. O Vitor Claro já lá andava. Adoro este Chef e tudo o que ele faz. É realmente um prazer ser amigo de uma pessoa assim. Meia dúzias de gargalhadas depois e estava marcada a degustação daquilo que ele apresenta. Não vou desvendar mais porque quero fazer um post especial. Mas esta cara de boa pessoa mostra bem o que podemos provar. Este é um dos chefs que mais admiro. Ele faz pratos de sabor. E meus senhores, sabor eu provei.
Aqui podemos provar de tudo. Desde que venha do mar. Temos também a ligação com o mundo dos vinhos. E é como estar no céu mas com os pés na terra. Adoro estas coisas da Gastronomia. E para mim isto é igual a uma final da Champions. Porque eu não gosto de futebol, mas adoro tudo o que seja cozinha. Podem achar-me esquisito. Mas é aquilo que me motiva. Somos seres que se apaixonam pelo sabor das coisas. E aqui encontro novas ideias e acima de tudo muitos sabores para explorar. Sou como um miúdo no jardim de infância. E não tenho vergonha de dizer: Gosto disto. Da comida e da bebida! Pronto!
Uma das coisas que me fascinou hoje foi poder provar Ovas de Salmão selvagem do Alasca. Sobre umas tostas de carvão. Sim leram bem. Umas tostas de carvão. Estas faziam com que as ovas brilhassem. E digo-vos só. Que sabor! Que maravilha. A explosão de mar na nossa boca. Um sabor intenso e demorado que se cola ao palato e só nos dá vontade de repetir. Vá malta. Acordem. Isto é realmente bom! Tenho de dizer a meio mundo para provar. Não se pode morrer sem comer isto pelo menos uma vez. E eu repeti.
Não vou escrever muito mais. Vou apenas deixar mais umas fotos. E espero que cada uma delas possa mostrar que este é um evento a não perder. Porque afinal a vida é feita destas coisas de gostos. E de prazeres. Sem tirar nem por. E vou ter muitos dias para partilhar as coisas boas que vou vivendo e comendo. Porque só assim faz sentido.