Adoro tudo o que é enchidos e fumeiro, confesso sem pudor. Não consigo esconder este amor que cresceu comigo nos genes e sempre me deixou com a sensação que poucas coisas existem melhor que um belo enchido. Ser Transmontano tem destas coisas e eu não escondo nada!
Ou se tem, ou não se tem. Não há mesmo outra maneira de colocar a questão. Ou se gosta ou não se gosta, não há meio-termo. Falo do Butelo, esse maravilhoso produto transmontano, e da paixão por estas coisas. Existe algo de mágico no facto de se rechear um buxo ou bexiga de porco com Ossos da Suã e outros pedaços de carne bem temperada com “colorau” (e sempre com osso), deixar no fumo por algumas semanas até ficar no ponto e depois juntar-lhe a magia de umas Cascas ou Casulas (feijão-verde seco ao sol) que depois de demolhadas são cozidas até ficarem bem macias e deliciosas. Amigos, deixem que reforce a ideia: Isto é assim maravilhoso! Ma-ra-vi-lho-so!!!
Desde pequeno que este repasto me passa pelo gosto pela altura do Carnaval. Nasci na bela cidade de Bragança, e isso é suficiente para ter sido exposto a estas tradições e sabores peculiares da Terra Fria Transmontana. O sabor forte e intenso do Butelo é balanceado pelo lado macio das Casulas. Acompanhem com uma batatas e um bom fio de azeite e estão já no céu mesmo antes de morrerem. Não vou estar aqui a descrever muito mais desta experiência. Porque o melhor mesmo é ir até lá e provar.
Arranca hoje o Festival do Butelo e das Casulas, de 20 a 22 de Fevereiro. Assim já ficam com planos para o Fim-de-Semana, comem maravilhosamente e têm a oportunidade de visitar o Reino Maravilhoso que é Trás-os-Montes.
Só a foto, já abre o apetite. Boa viagem gastronómica.
Concordo plenamente consigo! O Butelo é maravilhoso, mas as casulas ou cascas ou vagens secas, vão bem com salpicão, linguiça ou ossos da suã simplesmente cozidos! É uma comida dos deuses!
Nem mais. Isto é comida maravilhosa e cheia de sabor. 🙂