Manifesto de Intenções aqui da minha cozinha!

Ser um Foodie?

Pois. Não encontro palavra em Português tão simples quanto esta. Que explica tudo. Um Foodie é um apaixonado nato por tudo o que sejam iguarias. Por tudo o que sejam ingredientes. Por tudo o que sejam formas de cozinhar e de aprender sobre cozinha. Desde o mais simples ao mais especial!

Tudo é importante. Sejam um cachorro quente ou caviar com lavagante. Sejam um grande Chef com estrelas ou o Cozinheiro do restaurante lá do bairro que serve deliciosos pratos do dia. Tudo é motivo de paixão: Cozinhar, os Ingredientes, as facas e os tachos, os livros de receitas ou de técnicas culinárias e toda a tralha que se pode encontrar dentro de uma cozinha.

fruit-vegetables_2_115-300x2341

Um Foodie faz viagens gastronómicas com o propósito de conhecer uma mesa. Adora fazer jantares para os amigos. Fala de vinhos e de comida, e de mais vinhos e mais comida a noite inteira. Sabe quem é o Chef que cozinha no Restaurante “X” e quem é o Sub-Chef do Restaurante “Z”. Tal e qual como quem gosta de Futebol. Um Foodie sabe e adora o que é bom. Discute o melhor dos melhores. O melhor Restaurante da cidade, o melhor arroz de cabidela do mundo (é no Stop do Bairro!), a melhor mercearia, o melhor isto ou o melhor aquilo. Desde que tenha algo para se comer ou provar. E faz isso tudo com uma convicção quase religiosa. Quase obsessão.

Um Foodie acredita que não há coisa mais gratificante que estar com a família ou os amigos à volta da mesa? Entre dois dedos de conversa, um bom petisco e um bom vinho. Tudo isto depois de ter entrado no seu mundo zen (chamado de cozinha) entre os tais tachos e panelas e onde pode mergulhar na mistura de sabores e aromas que só o acto de cozinhar nos dá. Isto é Paixão.

E é tão simples ser um Foodie. Basta entrar neste saboroso mundo e garanto que nunca mais vai olhar para um prato da mesma maneira. Que o palato vai ser o melhor amigo. Que ao tempo à passa a ter muita mais graça e que vamos ser muito mais felizes. Pois como li algures que fazemos em média 30.000 jantares numa vida inteira, mais vale que cada um deles seja memorável!

 

Por isso saiam da Despensa e assumam-se tal como eu me assumi: Um Foodie.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *