São coisas de se aproveitar. Sabem bem. E tiveram tempo para ganhar gosto. Todo o gosto que devem ter. Mesmo consumidas um ou dois dias depois. Esta foi feita com alho francês, ervilhas e bacon. Meia dúzia de ovos caseiros e um pequeno pacote de natas frescas. A massa folhada é de compra e tenho-a sempre no congelador. Enquanto espera pela oportunidade de me fazer sorrir.
Bem sei que com massa quebrada fica melhor. Mas era tudo o que tinha. Tinha de fazer algo simples para a família que me visitou durante ao fim de semana. Não queria andar com tachos e panelas, isso seria reservado para o jantar, com um clássico de carne estufada com vinho tinto. Para o almoço ficou algo mais simples. Uma quiche. Será sempre uma boa opção. Com uma boa salada a acompanhar.
Quando falo em aproveitamento, falo em especial que uma boa quiche pode ser feita com resto de um almoço ou de um jantar. Um ingrediente que tenha sobrado. Juntam-se uns vegetais para a festa de sabor e estamos a meio caminho da gratificação instantânea. Nem é necessário pensar muito. Sabemos a base da receita. Agora é só seguir no caminho que nos apetece.
Nesta usei um pouco do sempre saboroso bacon, alho francês fatiado e ervilhas. Foi recurso para a ocasião. Não poderia perder muito tempo. E para isso um pouco de azeite numa panela, entra o alho francês e deixa-se repousar até quebrar a fibra. Logo de seguida o bacon. Para soltar um pouco do sabor fumado e corar. As ervilhas seguem-lhe o rasto. Deixamos cozinhar tudo em lume baixo, durante pelo menos 15 minutos. Para termos tempo de tratar da massa.
Basta abrir a mesma numa forma e furar com o garfo. Assim está pronta. Não tem de dar trabalho, por isso a massa de compra é uma boa maneira de cortar caminho. E é saborosa o suficiente.
Assim que o recheio está no ponto, coloco os 6 ovos e mexo tudo já fora do lume. Uso um pouco de ervas da provence e sal para dar um bom toque. Adiciono as natas e depois de mais uma mexidela está pronto o recheio. Basta verter para o interior da massa e levar ao forno por cerca de 20-30 minutos a 150º.
Só temos de espreitar para a cor. Assim que o recheio crescer e estiver bem dourado, a nossa quiche está pronta. Um bom copo de vinho branco e muita conversa. Uma salada para acompanhar e temos já uma refeição completa.