A simplicidade nem sempre tem de ser “simplória”. A ideia de cozinhar coisas demasiado simples não deve ser olhada com desdém por quem gosta destas coisas da comida. É um forma fantástica de nos ligarmos de novo aos ingredientes, e de descobrir tudo o que eles têm para nos dar. E aqui trago Tomate no forno. Com bom azeite e Oregãos. Fácil e delicioso.
Gosto de coisas simples. Principalmente nos sabores. Desde que ganhei esta paixão pela culinária e por tudo o que lhe está associada, que tenho cada vez mais paixão pelo sabor natural dos ingredientes. Isto porque percebi que é no estudo (leia-se comer) dos mesmos que encontramos a tal origem do sabor, o que nos vai permitir procurar as conjugações que achamos que podem funcionar. São as pancadas de um foodie.
É deste gosto da descoberta que me alimento. Isto é, que me motivo para a procura de novos sabores. Começo sempre por os cozinhar da forma mais simples, estudo-os. Arrisco-me a dizer, que me forço a apaixonar-me, de maneira a poder conhecer tudo o que se podem vir a tornar. O exemplo que vos trago é algo que ilustra o conceito. O Tomate chegou à Europa vindo da América do Sul. Rapidamente ganhou destaque por cá. O seu sabor adocicado e profundo dá aos pratos onde entra um toque especial.
A Cozinha Italiana usa-o de forma esplendorosa. E nós em Portugal também. O Tomate é cheio de sabor, e tem tanto para nos dar no palato que é um dos ingredientes onde se pode encontrar o Umami (o 5º gosto). É rico em frescura, é rico em sabor. Uma verdadeira paixão.
Nesta receita tento ser simples. Voltar a saborear. Voltar a descobrir um sabor. Sem demasiadas coisas complicadas. E sim o Tomate é daquelas palavras que não pode ter plural. Fica-se apenas pelo singular sabor.
Tomate Grelhado com Orégãos
Ingredientes (para 1 pessoa)
Tomate 80g Orégãos q.b.
Azeite ½ colherPreparação – 20m
Preparação – Pré-aqueça o forno a 180 graus. Corte o tomate às rodelas e disponha-o num tabuleiro, tempere com sal um fio de azeite e orégãos. Ligue o grill no forno e deixe o tomate ganhar cor e um óptimo sabor, durante 10 a 12 minutos. Sirva quente com tostas e delicie-se.Truque: Podem experimentar com outras ervas frescas, nomeadamente basílico!
Parece-me boa malha, vou esperar por uns coração-de-boi para experimentar!
Oh! Maravilha. Nem mais. Coração-de-Boi é maravilhoso para isto. Sem ervas nem nada. E com um bom pão a acompanhar. É desta gente que eu necessito aqui. 🙂